Conecte-se conosco

Variedades

Bem Estar: andropausa, a menopausa dos homens

05/03/2020 - 13h30min

Atualizada em 05/03/2020 - 16h57min

Dr. Elton Sanchotene, especialista em Andrologia

Popularmente conhecida como Andropausa, o declínio da função gonadal é um processo normal do envelhecimento masculino. O decréscimo dos níveis de testosterona é de aproximadamente 1% ao ano a partir dos 40 anos de idade. Segundo o médico
Elton Sanchotene, especialista em Andrologia, o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM) é um conjunto de alterações fisiológicas, ocasionadas pela diminuição da concentração de androgênios (hormônios sexuais, como a testosterona) em homens. A diminuição dos androgênios podem afetar diversas funções do organismo masculino.

Segundo ele, a Sociedade Brasileira de Urologia afirma que os sintomas mais comuns apresentados pela Andropausa ou DAEM são: diminuição da libido; disfunção erétil; depressão; diminuição do tecido muscular; diminuição do volume testicular; ereções matinais menos frequentes e de menor intensidade; e fadiga; entre outros. “É importante compreender que os sintomas podem apresentar diferenças em cada indivíduo”, observa. Em caso de suspeitas, um médico deve ser procurado para a realização de exames.

Médico aponta que a Andropausa também pode manifestar-se em jovens adultos. Porém, sua incidência aumenta com a idade, atingindo em maior número homens a partir de 40 anos. Além disso, diferentemente da menopausa, que ocorre em todas as mulheres, a DAEM não é natural ao organismo, portanto, não atinge todas pessoas do sexo masculino.

A Sociedade Brasileira de Urologia afirma que a terapia de reposição de testosterona pode ser utilizada para prevenir e tratar aspectos da Andropausa ou DAEM. A Terapia de Reposição Androgênica (TRA) mostra-se eficiente na restauração das concentrações de testosterona nos limites normais, recompondo a energia, o humor, funções sexuais, desenvolvimento da massa muscular e crescimento da massa óssea em homens diagnosticados com DAEM.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.