• ODiáriofest
  • ODiáriobuscas
  • Ivoti FM Online
  • O Diário TV
  • Eleições 2016

  • Contato enviado com sucesso!
    COLUNA
    Publicado em - 09/08/2017 23:37:57
    Começo de Conversa
    Por: Mauri Toni Dandel
    RENOVAÇÃO
    Neste ano que é de entressafra na política, os partidos políticos da cidade estão aproveitando para se renovar. O PT colocou o Valter Cheretta de presidente, o PDT colocou Dilair Quilim, o PSB colocou Ivete Rambo e o PP, Emerson Almeida. O PMDB deve se renovar também, com a eleição do Marcão no lugar do Carlão para presidente.
    PARALELO COM 1999
    Lá em 1999 ou 2000, o cenário dos presidentes era um pouco ‘diferente’, digamos assim. Isso porque a maioria era cotada para concorrer a prefeito ou vice. O presidente do PP era Ricardo Wirth, do PMDB era o Renato ou o Beto Effeting, do PDT era o Zamboni, do PSDB era o Sérgio Fink e do PT era o Víctor Hansen.
    PICANTES
    - Talvez me e
    ngane com um e outro nome citado acima. Se assim foi, desculpem a falha da minha memória, afinal, citei o que lembrava, sem tempo de pesquisas. Se bem que, às vezes, o presidente de fato é um, mas quem tomava conta do partido era outro, e, por isso, talvez, possa ter me enganado.
    - Depois desta época, nos idos de 2000 e poucos, lembro que o primeiro partido a começar a renovação política foi o PMDB. Lembro de uma manchete que escrevi: “PMDB surpreende e inova escolhendo Miguel Engelmann para presidente”.
    - Aliás, PMDB, PT e PDT foram os partidos que, se não me engano, menos trocaram de presidente nos últimos 10 anos. Até porque muitos foram e voltaram ao cargo. Acho que não deu cinco pessoas diferentes em cada um.
    - Mas este não foi o caso do PP, que se renova a cada dois anos. Era o Ricardo, depois foi o Braga (hoje falecido), depois tivemos, não necessariamente nesta ordem, o Silvério, o Ademir Berlitz, o Chile, o Benete, o Elói, a Eliane e o Chico.
    - Mais uma vez, se esqueci de alguém, desculpem a memória...
    BUTIÁS E COELHOS
    Mudando de assunto, li as duas matérias do Diário sobre as filas para consultar e sobre o fato de que, de 10 a 28% das pessoas faltam às consultas, dependendo do posto de saúde. O cara marcar consulta e não ir é de perder os butiás do bolso! Mas, será que podemos matar dois coelhos com uma cajadada só? Será que podemos resolver ambos os problemas com uma atitude só? Vamos dar uma investigada e falaremos disso mais adiante...
    RÁPIDAS
    - Dois Irmãos está ganhando uma nova cerveja artesanal. Está se instalando na Av. João Klauck.
    - Nosso leitor Wilson Reinheimer, que a gente se habituou a chamar de “Wilson do Paradouro”, agora é o “Wilson do bolinho de batata”. Aliás, a melhor receita da região, tanto que teve matéria na RBS. Ele iniciou uma fábrica de massas artesanais para bolinhos de batata. Parece que já está chegando aqui também. Sucesso!
    - Obrigado ao Balança Rede, ao Los Guapos, ao Jorginho, ao Rudinei, enfim, às empresas que ajudaram a patrocinar os dois pôsteres de campeões, publicados terça e quarta. Obrigado e parabéns, campeões!
    - A Mooca, tradicional em Sapiranga, abriu na Irineu em Dois Irmãos com tele-entrega de pizzas.
    - O Restaurante Paisano está realizando cursos de culinária e agora vai iniciar um dos mais aguardados: de hambúrguer.
    - O Tio Joaquim já esteve no Diário e trouxe o folder da Semana Farroupilha. Aos piquetes, aproveitamos para pedir que nos enviem sua programação antecipadamente. 


    Para ver o texto completo, fotos e outros conteúdos privados, Clique aqui.
            Comunicar erros
    COMENTE ESSA COLUNA
    LEIA TAMBÉM
    Desenvolvido por: Andriel Artmann