• ODiáriofest
  • ODiáriobuscas
  • Ivoti FM Online
  • O Diário TV
  • Eleições 2016

  • Contato enviado com sucesso!
    COLUNA
    Publicado em - 10/08/2017 23:18:41
    Começo de Conversa
    Por: Mauri Toni Dandel
    VIAGEM NO TEMPO
    - Você passa na Casa Holler, segue pela Av. São Miguel, dá uma passadinha na Ótica Hahn em frente a Calçados Henrich, segue caminhando em direção a Igreja Católica (que “futuramente” será chamada de ‘Antiga’ Matriz), cumprimenta a senhora Huly Petzinger em sua casa (que mais tarde será consultório do Dr. Satyro e também sede do Diário), segue pela São Miguel cumprimentando moradores que tomam chimarrão em frente de suas casas, e vê a construção dos primeiros “prédios” de dois andares da cidade. “É o progresso chegando”, pensa.
    - Aí você passa na agência bancária do lado da Atiradores (que virá a ser a Sorveteria Natura e depois a São João), passa na Boutique Rustick, pega um xis do Isa ao lado do Geca Esportes, segue pela avenida (não tem o Palco Móvel), cumprimenta a Helma Hoffmeister no “instituto” (hoje seria chamado salão de beleza) e entra na Padaria Stoffel, com seu balcão gigante repleto de guloseimas naquele prédio antigo, que anos mais tarde vai virar uma danceteria famosa de nome Twin´s, ao lado do prédio da sub-prefeitura (que vai ser demolido para virar um prédio de vários andares na esquina do hospital).
    CONFUSÃO?
    - Ficou confuso? Sim, algumas citações e lojas são de épocas diferentes, que, talvez, erroneamente, misturando neste texto. Se assim for, peço desculpas. O único objetivo é tentar fazer você voltar no tempo! Já pensou daqui a alguns anos a gente ter um aplicativo capaz de recriar esta Dois Irmãos dos anos 80, 70, 60 ou, quem sabe, a Baumschneis de 1950? E você poder passear pelas ruas?
    - A tecnologia vai chegar lá, tenho certeza, e isso será possível. Mas há o risco de perdermos estas informações, pois a maioria não está nos livros. Por isso, com erro ou sem erro, faço esta provocação para que não percamos estas informações.
    - Se bem que, por outro lado, poderia dizer que foi uma viagem no tempo, justamente para confundir e para relembrar Dois Irmãos em várias épocas, mas no mesmo cenário.
    LEMBRANÇA
    - Continuamos a nossa pesquisa e, no caderno de aniversário de Dois Irmãos, vamos contar um pouco mais de como era a nossa cidade há muitas décadas atrás.
    - Se você tem uma saudosa lembrança de alguma época, manda um e-mail para mauri@odiario.net contando como era nossa cidade, onde estavam as lojas e fábricas. Ou então, escreva em uma folha e mande pra mim. Ajude a construir e a guardar esta parte da história, contribuindo, também, para o e-book (livro digital).
    - Por falar em lembrança, conversei com um rapaz que foi guri nos anos 80 e todas as boas lembranças dele se resumem sabe a que? À comida. Sim, ele lembrou do Stoffel quando era no prédio da Twin´s (por causa daquele sonho com manteiga fofinho!), do Rock´s Bar (quando era do outro lado da rua, ao lado do cartório) por conta do bife a parmeggiana, do xis do Isa, dos petiscos do Paulinho Fritsch na cancha do Santa, e assim por diante. Mas ‘tá’ valendo, toda lembrança e toda memória é bem-vinda.
    COLUNA DOS PARABÉNS
    - A Escola Affonso Wolf agora é uma escola técnica. Parabéns ao Paulo Renato pela sua batalha e pelo sonho ao longo dos anos, parabéns a direção atual e a todos os professores pela luta!
    - Esta semana trombei com dupla e tanto no Diário. O Amarelo e o Stiby. Amarelo foi patrão do Portal e Stiby é patrão do Garrão da Serra, do Morro. Esta dupla vai participar da cavalgada que buscará a chama crioula. São quase 30 dias no lombo do cavalo. Parabéns por nos representarem!
    - Lino, Marcelinho, Cláudio Kasper e Gervásio estão embarcando para a Alemanha, onde vão visitar o irmão do Gervário, que mora em Hamburgo. Sabe como vão se reconhecer no aeroporto lá: todos estarão com camisas da Dupla Gre-Nal...



    Para ver o texto completo, fotos e outros conteúdos privados, Clique aqui.
            Comunicar erros
    COMENTE ESSA COLUNA
    LEIA TAMBÉM
    Desenvolvido por: Andriel Artmann