Conecte-se conosco

Região

Feira do Livro: a arte e a cultura do ler que encantou crianças e adultos em Picada Café

09/10/2023 - 19h40min

Picada Café – Um palco de culturas e no Parque Jorge Kuhn centenas, milhares de pessoas caminhando com sacolinhas e muitos, muitos livros para ocuparem seu tempo e fazer o que mais gostam: ler. Depois de dez dias de intensa programação nas escolas, exposições na comunidade e com três dias de atividades variadas a Feira do Livro de Picada Café encerrou ontem e deixará saudade. O estudante João Francisco Müller era um que caminhava pelo Parque Jorge Kuhn e levava livros. “O livro e a leitura são transformadores”, declarou o estudante da Escola Municipal 25 de Julho.

HOMENAGENS

Um dos pontos mais fortes da tradicional feira cultural é a abertura. E essa, mais uma vez, emocionou. Escritores, professores, estudantes, autoridades e patrocinadores transformaram a noite de sexta-feira, 5, em um momento de agradecer. O escritor Pedro Guerra foi o patrono da 23ª Feira do Livro e estava emocionado ao ver a cidade cultural que Picada Café se transformou. “Hoje vivi essa felicidade desde as 5h da manhã, ganhei faixa de patrono. Ser patrono é ser o dindo da feira. Foi emocionante ver as crianças contando suas histórias”, descreveu. O escritor detalhou que Picada Café é uma cidade leitora e cultural. “Ver, em uma sexta-feira de chuva, a comunidade presente em uma Feira de Livro é fantástico”, declarou. O patrono e os demais escritores da feira, Alessandra Rech, Eleonora Medeiros, Samuel Sodré, Daniel Mundukuru, Carlos Augusto Brum, Milene Narazzetti e Marlon Costa, foram homenageados.

90% DOS ESTUDANTES COMPROU LIVRO ANTES DA FEIRA

Esse número foi apresentado pela secretária de Educação e Cultura, Cristiane Backes Welter. Ela homenageou os professores pela passagem do seu dia em 15 de outubro e destacou o trabalho deles no desenvolvimento da educação de Picada Café. Cristiane pediu calma aos professores para que aproveitem bem a Feira do Livro. “A gente corre o ano todo para que a feira, agora, passe calmamente”, declarou. A secretária lembrou ainda que o tema da feira foi “Diversidade através da leitura”, o que provoca sentimentos de satisfação e orgulho em poder realizar esse evento literário e cultural. “É o momento em que aproximamos a comunidade cafeense aos livros, aos escritores e ao mundo literário”, detalhou. A noite foi de homenagem também aos patrocinadores. Através do apoio deles a Feira do Livro distribuiu 1.300 vales livro para a comunidade escolar e servidores das escolas de Picada Café. Já o prefeito Luciano Klein lembrou que essa é sua décima primeira feira do livro como prefeito e que esse é o evento mais cultural de Picada Café. “Nossa feira sempre é um sucesso graças ao trabalho das escolas, o engajamento da comunidade e o apoio que temos. Esse proporciona a entrega de cerca de R$ 32 mil em vales livros, dando oportunidade para nossos estudantes”, declarou. A Feira do Livro foi uma promoção da Associação Cultural de Picada Café e Prefeitura Municipal, com apoio de Banrisul, Coopershoes, Sicoob, Sicredi e Sugar Shoes. Após a abertura de sexta-feira teve show tributo a Bruno Mars, com Johnny Matos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.