• ODiáriofest
  • ODiáriobuscas
  • Ivoti FM Online
  • O Diário TV
  • Eleições 2016

  • Contato enviado com sucesso!

    COLUNA
    Publicado em - 13/03/2018 17:59:45
    Começo de Conversa
    Por: Mauri Toni Dandel
    Foto inédita da Seleção do União de 69: Belmiro Kraemer, Eliceu Schneider, Raul, Luia, Nico Elwanger e Ariberto Wendling (em pé); Helmuth Ponne, Léo Holdefer, Cepo, Tito Kunrath e Galak
    WIRTH – 70 ANOS
    A indústria calçadista mais antiga de Dois Irmãos vai completar 70 anos. A Wirth está chegando a sete décadas neste mês; se não me engano, dia 18. Desde já, deixo os parabéns a toda a equipe, à família, nas pessoas do Ricardo e do Sérgio, filhos do fundador João Arlindo Wirth - o qual entrevistei em 2000 no Dia do Sapateiro, já que ele foi o primeiro sapateiro da cidade – parabenizo todos que fazem parte desta grande família.
    A MÃE
    A Wirth é a mãe das demais indústrias calçadistas da cidade, pois de sua costela (e de ex-funcionários seus) é que foram nascendo muitas das demais indústrias que vieram depois.
    NÃO QUER CALAR
    Depois da criação da taxa da iluminação pública, do reajuste do IPTU, do ISS que (por engano?) queriam cobrar dos ateliers de calçados e do consórcio da Herval, qual será a próxima mordida deste governo? Qual será o próximo imposto em que a prefeita Tânia vai querer aumentar ou criar?
    PICANTES- Não sei por que e por quem, mas 90% das pessoas acham que o Elony (MDB) ajudou a aprovar o IPTU. Estão até dizendo que ele e o Léo mudaram o voto de última hora.
    - Olha, que eu saiba foi somente o Léo, pois o Elony se manteve firma. Desta vez, pelo menos, pois no episódio da iluminação pública ele foi viajar e não voltou para votar!
    - O vereador Filipin nos enviou a cópia da lei de 2017, aprovada na Câmara pelos vereadores da Tânia, para que, em 2019, o IPTU tenha mais reajuste. Em suma é: aproveitaram que estava dando o que falar e já tocaram aumento para 2018 e 2019. Assim, os edis da prefeita se incomodaram uma vez só, mas garantiram uma grana a mais nos cofres da Prefeitura por dois anos.
    - Estou curioso para ver a arrecadação do IPTU neste ano. Eu defendo a teoria de que, quanto maior a mordida dos governos, mais o povo fica sem pagar ou atrasa o pagamento. Estou curioso para ver isso, até porque, em anos anteriores, 70% pagava a vista.
    TÚNEL DO TEMPO DO ESPORTE
    - Há uns 10 dias, o 7 de Setembro inaugurou a galeria dos ex-presidentes.
    - O Vila Rosa também comemorou o aniversário do primeiro título do Estadual de Amadores, na época presidido pelo Lui Kunzler e com time comandado pelo Pauletti Hansen. Aliás, o clube faz aniversário nos próximos dias.
    - Por falar nisso, o União celebrou seu aniversário no dia 2 de fevereiro e divulgamos algumas fotos históricas. Pois agora pintou uma foto inédita, de 1969, quando o União era uma verdadeira seleção dos times da cidade. Como a foto é inédita, a gente faz questão de divulgar aqui neste espaço...
    - Muito bom ver nossos clubes na ativa, se já não tem mais o futebol aos domingos a tarde, pelo menos existem como sociedade, fazendo, ainda, o papel de integração do passado, como sempre foi.
    - E por falar em foto antiga, se alguém tiver foto antiga inédita de Morro Reuter, prende um grito para mim que vamos divulgar no dia 20, dia da emancipação.



    Para ver o texto completo, fotos e outros conteúdos privados, Clique aqui.
            Comunicar erros
    COMENTE ESSA COLUNA
    LEIA TAMBÉM
    Desenvolvido por: Andriel Artmann