• ODiáriofest
  • ODiáriobuscas
  • Ivoti FM Online
  • O Diário TV
  • Eleições 2016

  • Contato enviado com sucesso!

    COLUNA
    Publicado em - 15/03/2018 16:46:06
    Começo de Conversa
    Por: Mauri Toni Dandel
    CABO ELEITORAL DO PT
    Eu escrevo a algum tempo que o maior cabo eleitoral do PT é o PMDB (agora, apenas, MDB). Sim, porque a prefeita Tânia e companhia, ao longo dos dois mandatos, tomaram muitas atitudes que só jogavam o eleitorado nos braços do PT. Mas, confesso, esta teoria não deu certo desta vez...
    PT FOI FRACO

    “Eu era um que iria votar no PT por conta desta palhaçada do IPTU. Mas o PT não fez nada, só reclamou e ficou fazendo videozinho. São fracos, não merecem o meu voto”, a frase não é minha, é de um leitor desta coluna, mas concordo, em parte, com ela. O PT perdeu a chance de lançar e garantir favoritismo ao prefeito que será eleito em 2020. Em vez disso, o que o PT fez? Nada. Não lutou, não brigou, não chamou o eleitorado para a luta, não o acolheu em suas reclamações, não fez protesto, nem abaixo-assinado, não foi ao Procon...
    DIFERENÇA
    Para citar um exemplo
    do que o PT poderia ter feito, vou contar um fato verdadeiro que ocorreu aqui do lado, no Morro Reuter. No mandato passado, o ex-prefeito Adair (MDB) fez pavimentação em uma dezena de ruas, mas o povo chiou porque o valor do metro quadrado estaria muito alto. E, na lei, encontraram uma brecha que não foram feitas reuniões ou aprovados projetos individualizados para cada rua. Certo ou errado, não vem ao caso, mas a Prefeitura, na época, fez tudo em um pacote só, mais ou menos isso. O povo chiou e a Prefeitura lavou as mãos. Igual a prefeita Tânia fez aqui, no episódio do IPTU. Então, em Morro Reuter, a oposição liderada pela então vereadora Carla Chamorro, acolheu os moradores, chamou a todos, fez reunião e entrou na Justiça. O caso correu nos tribunais por vários anos, em várias instâncias e a sentença saiu só agora. Outras coisas aconteceram, que não vem ao caso nesta história, nem quem tem razão e quem não tem, mas o fato é: a vereadora que acolheu os moradores aquela vez, acabou se elegendo prefeita. Claro, não apenas por este motivo, mas, com certeza, este episódio ajudou!
    PT PERDEU A VEZ
    - No Morro, a oposição
    não só ficou do lado do povo, estando o povo certo ou errado (não vem ao caso, de novo!), mas lutou ao lado do povo e o defendeu, pois muitos não sabiam o que fazer. E, em 2016, o povo retribuiu em peso, tanto que Carla se elegeu prefeita com 70% dos votos, deu uma lavada no MDB, que tinha sido governo por oito anos.
    - Em Dois Irmãos, como se vê pelo exemplo do Morro, o PT perdeu a chance de ser prefeito em 2020. Ou é uma estratégia friamente calculada pelo PT, ou o Partido dos Trabalhadores se omitiu e foi oportunista,tipo, deixa pegar fogo, quanto mais o povo pagar caro, mais indignado ficará com o MDB e votará contra em 2020.
    - É claro que temos que elogiar aqui o Filipin e Paulão (PT), o Paulino Renz (PDT) e o Elony Niland (MDB) porque foram os únicos que votaram contra o reajuste do IPTU. Mas só! Poderiam ter ido mais a frente...
    - Não adianta você ser o Geromel do time e só afastar o perigo adversário com um balão. Ora, se tiver a oportunidade, é preciso avançar e marcar o gol. E o PT e os demais da oposição tinham a chance de marcar o gol, mas amarelaram.
    NO MATO SEM CACHORRO
    - Desta forma, só podemos
    dizer o seguinte: quando a gente criticar o Governo Tânia, não estaremos elogiando o PT; e quando criticarmos o PT, não estaremos elogiando os partidos da base da Administração. Sabe como é, os políticos pensam assim, mas, como se vê, o povo ficou sem defensor.
    - Em resumo, que me desculpem os amigos da política, mas preciso fechar o assunto, dizendo: para falar bem o português, o povo ficou no mato sem cachorro, ou ficou sem eira nem beira, porque os partidos da Tânia aprovaram o aumento, mas a oposição não foi até o fim para defender o povo.


    Para ver o texto completo, fotos e outros conteúdos privados, Clique aqui.
            Comunicar erros
    COMENTE ESSA COLUNA
    LEIA TAMBÉM
    Desenvolvido por: Andriel Artmann