• ODiáriofest
  • ODiáriobuscas
  • Ivoti FM Online
  • O Diário TV
  • Eleições 2016

  • Contato enviado com sucesso!
    Por: June Kruger  Publicado em 31/03/2017 08:39:13
    CASA
    Mantenha a funcionalidade e beleza de sua faca
    Ja diz o ditado que “faca boa é faca afiada” ou “faca cega é nossa inimiga”. A manutenção de facas artesanais, geralmente confeccionadas com aços especiais, requer alguns cuidados. O cuteleiro Rubem Lorenz, de São Leopoldo, criador da técnica de desenhar sombras de animais ou outros elementos na empunhadura ou cabo de facas, denominada de Animal Shadows, dá algumas dicas de como manter sua faca para manter toda sua beleza e, principalmente, sua funcionalidade. Confira:

    1 – A faca deve ser conservada sempre com uma camada fina de óleo (do tipo de silicone, para armas, vaselina industrial ou para máquinas). Após passar o óleo, você pode envolvê-la em um plástico filme, desses que se usa para embalar alimentos, não permitindo o contato direto com o oxigênio, o que evita oxidar a lâmina, facilitando a manutenção da faca.
    2 – A conservação deve ser aplicada quando não for utilizar a faca por mais de dois meses e deve ser feita em toda a peça, junto com o cabo e os detalhes.
    3 - Com o passar do tempo, a faca sofre usuais danos, risca, adquiri marcas de oxidação, entre outros, efeitos considerados normais nas facas ‘de verdade’, como muitos costumam chamar, referindo-se especialmente às produzidas em aço, com alto teor de carbono. Esses são sinais de vida da sua lâmina. O polimento em alguns casos se faz necessário. Certifique-se de que realmente sabes polir, ou procure a ajuda de um profissional qualificado, para não gerar danos ao seu instrumento.
    4 - Preferencialmente, não toque na lâmina. Óleos e suor do corpo são corrosivos e, em geral, aumentam a incidência de manchas.


    Para ver o texto completo, fotos e outros conteúdos privados, Clique aqui.
            Comunicar erros
    COMENTE ESSA NOTÍCIA
    LEIA TAMBÉM
    Desenvolvido por: Andriel Artmann