• ODiáriofest
  • ODiáriobuscas
  • Ivoti FM Online
  • O Diário TV
  • Eleições 2016

  • Contato enviado com sucesso!
    Por: Suelen Schaumloeffel  Publicado em 19/05/2017 16:15:33
    IVOTI
    Números preocupam: “É preciso educar”
    Ivoti - Na quinta-feira, 18, diversas mobilizações marcaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Ivoti a data foi marcada por uma ação educativa dos conselheiros tutelares, que entregaram panfletos de conscientização em pontos da Avenida Bom Jardim e Presidente Lucena.
    Segundo os profissionais é preciso falar sobre o assunto, para que as pessoas tenham consciência de que este é um problema que pode estar mais perto do que se imagina. Os números de casos de abuso que chegaram às conselheiras em 2016 chamou atenção: foram apurados seis casos. “Para uma cidade no nosso tamanho é um número preocupante. É preciso educar nossas crianças e adolescentes, para que eles entendam que o corpo é delas. Que qualquer ação não seja consentida e as deixe constrangida é abuso”, explica Neusa Scheffel, coordenadora do Conselho Tutelar do município. Em 2017 foram registrados dois casos até o momento.
    A conselheira alerta para que os pais fiquem atentos para as pessoas às quais os filhos ficam sob responsabilidade e denunciar qualquer suspeita, como forma de proteger essa criança. “Se existir uma suspeita ela deve ser denunciada, para que os órgão possam investigar. O abuso deixa danos irreparáveis, então se uma denúncia puder evitá-lo ou interromper um ato que já existia, então ela deve ser feita”.
    O Conselho Tutelar atua como um órgão encaminhador, ou seja, acolhe e encaminha o assistido para os atendimentos mais indicados para seu caso. “Nós não punimos, nós prestamos assistência para que as vítimas recebam a ajuda profissional que lhe é indicada e garantido a integridade dessas crianças e adolescentes”, esclarece Neusa.


    Para ver o texto completo, fotos e outros conteúdos privados, Clique aqui.
            Comunicar erros
    COMENTE ESSA NOTÍCIA
    LEIA TAMBÉM
    Desenvolvido por: Andriel Artmann