• ODiáriofest
  • ODiáriobuscas
  • Ivoti FM Online
  • O Diário TV
  • Eleições 2016

  • Contato enviado com sucesso!
    Por: Mauri Toni Dandel  Publicado em 29/05/2017 13:40:22 Atualizada - 29/05/2017 15:22:57
    EM DOIS IRMÃOS HOJE
    Curto Arte comemora 25 anos com grande evento
    Divulgação
    Algumas atrações do evento de 25 anos da Curto Arte
    Dois Irmãos – “Reunir artistas e público que nos acompanha e nos aplaude nestes 25 anos é um compromisso, para comemorar os 25 anos da companhia”, destaca o diretor da Curto Arte, Carlos Alberto Klein, que foi o fundador no dia 2 de junho de 1992.
    Ele explica que desenvolver a cultura na cidade de Dois Irmãos e região foi o objetivo do surgimento da Curto Arte Cia de Teatro: “Temos que agradecer a todos os amigos e parceiros que acreditaram no nosso sonho, a plateia que sempre esteve junto com a gente, patrocinadores, imprensa, clubes e principalmente os nossos colaboradores que dão vida ao mundo das artes”.
    Em 1992 nos fundos da casa da dona Cecília Klein e Edwino Klein, em um pequeno galpão, começaram as primeiras ideias de produção teatral. Durante quase dois anos de tentativas de desenvolver uma formação de plateia, espetáculos cancelados por falta de público, um público de cinco expectadores, viajar de ônibus para se apresentar, acumular dívidas e problemas... Este foi o início, mas nunca deixaram de acreditar, pois o sonho apenas estava começando. “Com a necessidade de ter artistas na cidade, começamos a desenvolver festivais e oficinas teatrais nas escolas, no qual preciso agradecer muito a Denise Maldanner e a Rosane, por serem as primeiras a acreditar em nosso trabalho de oficinas teatrais”, destaca Betinho. Começavam a surgir artistas e público. Ainda que timidamente, a semente estava plantada. “Em 1994, conheci uma pessoa que acreditava e até hoje acredita que a cultura é a melhor forma de mudar uma sociedade, e ela me deu força e energia para continuar o meu sonho: Mara Lúcia de Souza Marques, que até hoje está ao meu lado, e me deu uma filha linda e maravilhosa, a Marina”. Betinho continua seu relato: com as oficinas começamos a montar espetáculos próprios, participar de festivais, montar espetáculos educativos e viajar por todo Rio Grande. De Dois Irmãos à Uruguaiana, com os espetáculos “A procura das Águas perdidas” e “Lixo é lixo?”. E tudo isso de Kombi! Muitas alegrias, desafios, na qual quero agradecer todas as minhas “Paulinhas”, “Gertrudes”, os “Zé do lixo”, e os contrarregras. Como foi maravilhoso viver no palco e nos bastidores com vocês, mas ainda faltava algo, precisávamos de uma coisa que levasse o público ao teatro, e percebi que nós não falávamos da nossa aldeia, do nosso povo, da nossa história, sem medo, sem ter vergonha do sotaque e do dialeto alemão”.
    Foi então que surgiu o Projeto Raízes, com o espetáculo “Retrato”, que ganhou mais de 35 prêmios, foi o melhor espetáculo do Estado no ano de 2005, com texto e direção de Carlos Alberto Klein, e, no elenco, ele e Adriano Schenkel. Isso mostrou que a arte precisa estar nos pequenos detalhes da simplicidade e da verdade. “Em nome deste grande ator, que eu tive o privilégio de atuar no palco, quero agradecer a todos atores e colabores que até hoje estão conosco no Projeto Raízes. Adriano, onde quer que você esteja, tenho certeza que tem orgulho da Cia Curto Arte, orgulho do seu irmão Cristiano, que aceitou o desafio de continuar este projeto, e que hoje é um dos grandes atores desta família, obrigado! Teríamos muitas histórias para contar, mas como um sonho nunca termina, vamos continuar sonhando, com todos os nosso colaboradores, que estão conosco hoje. Não poderia deixar de fazer um agradecimento especial a família Blauth, que entendeu a importância de termos um teatro em nossa cidade. Tudo isto não seria possível viver sem grandes amigos”.
    NOITE ESPECIAL
    Para comemorar os 25 anos desta trajetória, toda região está convidada a festejar, na próxima segunda, 29, às 19h37min, na Sociedade Santa Cecília em Dois Irmãos, junto com Lucas e Felipe, Paulinho Mixaria, Cris Pereira, Délcio Tavares, Miro, Nêne e Adriano Vidal! Ingressos a R$ 20 e mais 1 kg de alimentos, que serão doados ao hospital de Dois Irmãos e à Casa dos Artistas. 


    Para ver o texto completo, fotos e outros conteúdos privados, Clique aqui.
            Comunicar erros
    COMENTE ESSA NOTÍCIA
    LEIA TAMBÉM
    Desenvolvido por: Andriel Artmann