Conecte-se conosco

Cadernos

Aniversário Linha Nova: “Linha está muito bem em termos de infraestrutura”, diz prefeito

21/03/2018 - 16h23min

Atualizada em 10/04/2018 - 13h41min

Linha Nova fechou 2017 no azul e virou o ano com recursos em caixa. A receita para esse desempenho, segundo o prefeito Henrique Petry, se justifica primeiramente por ter recebido o município do ex-prefeito, Nicolau Haas, com recursos em caixa. “A nossa receita é utilizar os recursos da melhor forma possível, não gastando onde não precisa e sabendo dizer NÃO quando necessário”, observa. Henrique aponta que Linha Nova está muito bem em termos de infraestrutura. “Temos na secretaria da Saúde um vasto leque de profissionais, área na qual somos referência para muitos municípios”, destaca. Na educação, cita que é disponibilizado aos alunos Escola de Tempo Integral, sendo a segunda do Rio Grande do Sul onde há a preocupação com a formação integral das crianças e a preparação de futuros líderes.

O prefeito cita ainda que na agricultura há vários incentivos para que os jovens permaneçam no setor primário e através da secretaria de Obras são mantidos os acessos e as estradas vicinais sempre em boas condições. “Linha Nova se caracteriza como um município potencialmente agrícola e temos um vasto campo a trabalhar na área do turismo”, complementa. Confira a entrevista com o prefeito:

O Diário: Sobre o asfalto entre Linha Nova e Nova Petrópolis e Linha Nova e Feliz, há ainda algum trecho para concluir? Qual o investimento da administração nestas melhorias e o que mudou para o município desde o asfaltamento? O trecho que liga o município a Feliz deve ser inaugurado neste ano?

Prefeito: Na questão dos asfaltos e calçamentos, encaminhamos vários projetos em Brasília na última viagem, para tentar viabilizar essas obras. Fica cada vez mais difícil para o município fazer esse tipo de investimento com recursos próprios em razão do custo elevado da obra.

O Diário: Linha Nova perdeu o status de ser a cidade mais segura do Estado, de acordo com a Secretaria de Segurança estadual, mesmo assim tem baixo índice de ocorrências. Há alguma iniciativa voltada à segurança local?

Prefeito: Temos uma parceria com o Consepro, através de Termo de Fomento, onde o município repassa recursos mensais. Temos também incentivo de custeio de parte do aluguel a policiais da Brigada Militar, residentes no município. Infelizmente a realidade da segurança pública no Estado, em termos de efetivo, está complicada, mas acho que a maior prevenção é a união da população do município, que quando percebe algo estranho, se comunica e avisa imediatamente à Brigada Militar.

O Diário: O que a comunidade pode esperar em melhorias da administração neste ano?

Prefeito: A administração passa por melhorias permanentemente. Atualmente estamos trocando a iluminação do Parque Histórico Municipal Georg Heinrich Ritter, do Ginásio Poliesportivo e da sede da Prefeitura Municipal por iluminação “LED”, onde pretendemos baixar o gasto com energia elétrica nesses setores entre 60% e 70%. Recentemente foi feita a pintura e a manutenção do Centro de Saúde e da Escola de Educação Infantil. Também foi realizada a sinalização horizontal e vertical do trecho asfaltado em direção a Nova Petrópolis.

O Diário: De que forma sua gestão tem trabalhado para impulsionar o desenvolvimento do turismo, já que o município tem um rico potencial neste sentido?

Prefeito: Criamos, no ano passado, o Departamento de Turismo e estamos trabalhando em conjunto com a Rota Romântica e o Conselho Municipal de Turismo projetos para desenvolver Linha Nova e gerar atrativos turísticos. É um trabalho lento, mas que já estamos vendo bons resultados.

O Diário: Como será celebrado o 26o aniversário do município? Alguma programação especial?

Prefeito:
Promoveremos, no dia 18 de março, o tradicional Domingo no Parque, com a presença de cervejarias artesanais do município e da região, para divulgar cada vez mais o título “Linha Nova Berço das Cervejarias no Estado do Rio Grande do Sul”. Haverá no dia também a inauguração da reforma realizada no prédio onde surgiu a 1ª Cervejaria do Rio Grande do Sul, bem como bandinhas típicas, apresentações culturais e bandas.

O Diário: Quer deixar alguma mensagem à comunidade?

Prefeito: Gostaria de deixar um abraço fraterno a todos os linha novenses nos festejos do 26ª aniversário do município e dizer que a administração municipal está sempre atenta e preocupada com o bem-estar de todos. Gostaria ainda de convidar cada munícipe a visitar o Gabinete do Prefeito e se sentir à vontade para trazer sugestões e que possamos trocar ideias positivas para que Linha Nova possa crescer cada vez mais.

Henrique Petry, prefeito de Linha Nova

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.